sábado, 14 de dezembro de 2013

FILME: LES TÉMOINS de André Téchiné



Em 1984, um jovem atingido pela sida perturba a vida de todos quantos o rodeiam: eis o tema deste magnifico filme de André Téchiné, que conta com interpretações superlativas.
No verão de 1984 Manu desembarca em Paris para partilhar o quarto da irmã num hotel modesto. Numa praça onde os homossexuais se costumam encontrar conhece Adrien, um médico quinquagenário com quem inicia uma relação casta e feliz. É por este que é apresentado a um casal de recém-casados e com uma bebé.
Ela, Sarah, é uma romancista com a imaginação em crise e pouco inspirada para as tarefas maternais. Ele, Mehdi, não tardará a alimentar-lhe uma violenta paixão.
Os quatro encontram-se num camping de Marselha e entram em confidências: até que Manu confessa a sua condição de seropositivo.
Para abordar o problema da Sida, André Téchiné escolhe a frontalidade em vez da forma melodramática escolhida por Jonathan Demme («Philadelphia») ou a polémica ao jeito de um Cyril Collard («Les Nuits Fauves»).
O resultado é uma ode vibrante à vida e ao amor, ao mesmo tempo que se apresenta o impacto do surgimento da sida a sociedade: a paranoia, o reforço do conservadorismo e das discriminações.
O sucesso do filme muito deve ao trabalho dos atores.


Sem comentários:

Enviar um comentário