quarta-feira, 11 de setembro de 2013

DOCUMENTÁRIO: «T-shirt stories - Cotton, art & fun» de Dimitri Pailhe e Julien Potart (2011)



Pode algo tão anódino quanto o é uma t-shirt converter-se no tema de um documentário extremamente divertido e pertinente quanto às considerações sociológicas, que pressupõe?
Pode e a prova é este documentário de Dimitri Pailhe e Julien Potart, que dedicam cinquenta e dois minutos a explicar como é que a t-shirt alcançou a condição de peça de vestuário mais utilizada mundialmente.
Desde a sua criação nos anos 50, a t-shirt nunca parou de ser reinventada à custa de colorações, rasgões, alargamentos, serigrafias e até mediante a lixívia.
Para uns peça de vestuário sem pretensões, foi capaz de se transformar em, obra de arte para outros, seduzindo todas as camadas sociais e todos movimentos culturais (punk, rock, etc.).
Todos os anos são vendidos dois biliões de t-shirts em todo o mundo. Como explicar tal sucesso?
Num turbilhão de cores, de grafismos e de símbolos, Dimitri Pailhe e Julien Potart dão-nos a descobrir o universo dessa incontornável vestimenta em algodão, a sua história, o seu comércio e os seus admiradores.
Da Europa aos EUA passando pelo Japão, recolheram testemunhos de criadores, de profissionais da moda, de designers e de colecionadores, todos eles unidos pela mesma paixão por este artigo básico, que ganhou dimensão universal.



Sem comentários:

Enviar um comentário