quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

DOCUMENTÁRIO: «Hiver Nomade» de Manuel von Stürler



Carole e Pascal partem para a sua transumância invernal com três burros, quatro cães e oitocentas ovelhas. Para abrigo noturno contam com uma lona e peles de animais, vivendo uma verdadeira odisseia mergulhados nas montanhas, na natureza e no mundo rural.
No ano transato, Bovines glorificava os ruminantes. Desta feita temos um rebanho de ovelhas a preencher o ecrã.
Mas este belo documentário sobre a transumância enaltece sobretudo os humanos que pastoreiam: Pascal, um quinquagenário rouco e entusiástico e Carole, uma jovem provinciana com um temperamento de aço.
Durante todo o seu périplo de quatro meses através da Suiça, o realizador acompanha-os, enquanto orientam os animais em caminhadas de muitos quilómetros, dormindo nas clareiras das florestas sempre em busca de pastos.
Na fotografia o filme é um regalo. Sem nunca ceder ao passadismo, homenageia uma atividade profissional quase extinta e excecionalmente rude.
Face às paisagens em mudança - aquilo a que o realizador chama a losangelização do Planalto suíço - compreende-se que no inverno seguinte, os pastores e as suas ovelhas tenham de aventurar-se a alturas ainda mais significativas nas montanhas suíças.

Sem comentários:

Enviar um comentário