sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

POLÍTICA: irresponsabilidade social, desonestidade argumentativa e terrorismo intelectual


A suspensão da privatização da TAP foi uma boa notícia indiciadora do recuo do Governo perante a acumulação de vozes contrárias a um negócio de escassa transparência.
Acaba-se o dia com a imagem possível de duas forças contrárias a puxarem pela mesma corda, em que, até 15 de setembro, ela pendeu para o lado de passos coelho e companhia, mas cada vez mais a acelerar-se no sentido contrário desde então.
O sucedido com a transportadora aérea nacional confirma essa evidência e explica bem o porquê do desespero das bancadas parlamentares do PSD e do CDS, que, ilegalmente, impediram a convocação de miguel relvas a uma comissão destinada a apurar os estranhos contornos do negócio em torno da RTP.
Sobre tal matéria, escreveu Francisco Assis no «Público»:
A cada dia que passa torna-se mais nítido que o executivo, por motivos infelizmente adivinháveis, visa a todo o transe furtar-se ao exercício democrático de fiscalização parlamentar numa matéria de superior interesse público, dados os princípios, valores e direitos que estão em causa. Para atingir tal desiderato o Governo de Pedro Passos Coelho não hesita sequer em ofender a instituição parlamentar, contando para isso com o contributo activo de grupos parlamentares indignamente domesticados e que resolveram autodispensar-se do cumprimento do dever de zelar pelo prestígio da instituição que integram.
Não admira que no «Económico» o habitualmente ponderado João Cardoso Rosas constate que nunca houve na democracia portuguesa um primeiro-ministro que tenha atingido este nível de irresponsabilidade social, desonestidade argumentativa e terrorismo intelectual.
Sente-se cada vez mais a ambiência típica da mudança de um ciclo e é Baptista Bastos quem, no «Diário de Notícias» reflete sobre esse facto e como Paulo Portas já não se consegue libertar do atoleiro em que se deixou afundar: a coligação está por um fio. E não é apenas a exposição de decisões tomadas unilateralmente, como o desprezo demonstrado em assuntos cruciais. Passos considera mais o que lhe sussurra Gaspar do que acolhe o que lhe sugere Portas. Entre estes dois homens há um conflito de culturas e um atrito ideológico. O mal-estar no CDS é difícil de dissimular, e bem pode o patético Relvas asseverar que tudo está muito coeso quando ouvimos os trambolhões que já chegam ao céu.(…)
[Portas] teve a oportunidade de bater com a porta, e libertar-se das teias de uma política que o embaraça. Não o fez, em nome do tal "interesse nacional", e excedeu os limites éticos tradicionalmente atribuídos aos homens de bem. A escolha foi dele.
A não serem rapidamente erradicados estes governantes tornar-se-ão, segundo Alexandre Abreu no «Económico», os «coveiros de Portugal». Porque sabemos já que a encarnação do neoliberalismo tardio que dá pelo nome de XIX Governo Constitucional – e que, aliás, seria mais apropriadamente apodado de Desgoverno Inconstitucional – é especialmente medíocre e predatória.
Predatória na forma como ataca sem escrúpulos as conquistas do desenvolvimento português, bem como os direitos dos mais vulneráveis, para garantir benesses diversas a compadres e a complacência dos suseranos internacionais. Medíocre nos seus actores, nas suas pretensas "estratégias", nos argumentos falaciosos utilizados.



Sem comentários:

Enviar um comentário