domingo, 9 de dezembro de 2012

LIVRO: «Abafi» de Miklos Josika


«Abafi» é um romance histórico publicado em 1836 e marca a primeira tentativa de romance histórico na Hungria, quando todo a Europa se deleitava com as obras de Walter Scott.
Se na sua evocação da Transilvânia do século XVII, o autor se preocupa menos em descrever o espírito da época do que em dar uma descrição detalhada dos elementos exteriores,  importa realçar o seu objetivo moral.´
No livro os personagens históricos têm um papel muito secundário, enquanto os verdadeiros protagonistas são totalmente ficcionais.
O protagonista, o jovem Olivier Abafi sente-se arrependido pela sua cumplicidade com gente sem escrúpulos. Mas Isidore, a filha do líder de um bando de delinquentes, apaixona-se por ele sem esperança de se ver retribuída, enquanto despreza a atenção de um dos ladrões. Despeitado, este procura abater Abafi, mas por erro acaba por atingir a rapariga. O que possibilita a ele o encontro ulterior com outra rapariga mais de acordo com os seus valores.
Com «Abafi» e outros numerosos romances históricos, Josika atraiu para este género literário a atenção dos seus compatriotas, seduzidos pela sua delicada abordagem dos personagens femininos.

Sem comentários:

Enviar um comentário