sábado, 22 de dezembro de 2012

POLÍTICA: enterrada uma aventesma ... eis que outra nos calha na rifa!


Há uns anos atrás um concurso televisivo de má memória deu a aventesma de santa comba como a personagem mais popular da história portuguesa.
Na altura encolhemos os ombros e atribuímos o incidente à miséria moral de uma camada de espectadores aculturados pelos programas televisivos de raiz berlusconiana e pela singular forma de olhar para o passado por essa sinistra figura que foi josé hermano saraiva.
É para essa gente capaz de votar tão estupidamente - pelo menos para os que ainda não abriram os olhos para a realidade! -  que passos coelho continua a falar. Exemplo disso foi o discurso por ele hoje proferido perante os deficientes das forças armadas, quando lhes disse: ‘Nós, hoje, vivemos uma guerra intensa, que, às vezes, nos parece, porque é, tão injusta como as guerras que tiveram lugar, e como a guerra do ultramar que produziu este resultado. É uma guerra diferente, é uma guerra em que precisamos de encontrar em cada cidadão um soldado que esteja disposto a lutar pelo futuro do país.’
Como a insuspeita Constança Cunha e Sá referia a seguir, na TVI24, ele até nem se apercebeu do efeito subliminar de convidar os portugueses para se comprometerem numa guerra idêntica àquela em que o saldo foi uma ...derrota final!
Mas, ademais, o recurso ao vocábulo «ultramar» denuncia o que lhe vai no subconsciente a propósito da História portuguesa do século XX e não perceber a diferença dessa palavra fascista com a mais correta designação de «Guerra Colonial»!

Sem comentários:

Enviar um comentário