segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Documentários sobre térmitas e formigas


«O mundo secreto das térmitas» de Wolfgang Thaler
Vivendo em todos os continentes excepto na Antártida, as térmitas existem há 150 milhões de anos e contam com 2500 espécies diferentes.
Desenvolveram modelos sociais espantosos nas suas termiteiras subterrâneas ou nas árvores. Ainda que também chamadas «formigas brancas» têm pouco em comum com esse inseto laborioso, mesmo que seu contemporâneo.
A maioria das formigas são omnívoras e ingerem uma enorme diversidade de insetos. Descendem das vespas, enquanto as térmitas pertencem á família das baratas e são vegetarianas.
Este documentário mostra as térmitas norte-americanas aonde devoram uma casa a partir do seu interior, no Quénia aonde os camponeses respeitam os montículos formados pelas termiteiras pela facilidade em cultivar as terras em seu redor. Depois chegamos a Bornéu aonde as térmitas aproveitam o clima ideal das húmidas florestas tropicais, instalando os seus ninhos dentro dos troncos corroídos das árvores e organizam um sofisticado sistema de transporte de alimentos, mediante uma distribuição eficiente das tarefas.
Guiados por dois eminentes termitólogos, o documentário também viaja pelo interior de uma termiteira com os seus túneis e sistemas de ventilação para descobrir as estratégias da rainha e da colónia para sobreviverem em caso de ataque.
Nunca uma câmara tinha conseguido filmar em grande plano esse mundo misterioso.

«La guerre des fourmis» de Stefan Geier
Nas costas europeias do Mediterrâneo vive uma gigantesca colónia de formigas, cuja expansão anda atentar ser limitada pelos cientistas. Em vão.
Que poder pode exercer um minúsculo bicho de dois milímetros? Pequenas formigas originárias da Argentina começaram a colonizar as margens do Mediterrâneo de forma acelerada. Trata-se de uma comunidade, que se estende por 6000 quilómetros desde o norte da Itália até Portugal, passando pela França e pela Espanha. Milhões de obreiras formam assim uma estrutura orgânica gigantesca numa escala  sem paralelo a nível planetário.
Os cientistas estudam as suas estratégias predadoras em detrimento das espécies locais e a sua capacidade para alterarem os ecossistemas.
Será possível travar-lhes a progressão destruidora para norte?
Um documentário muito interessante sobre um microcosmos impiedoso e ignorado durante muito tempo.


Sem comentários:

Enviar um comentário