quarta-feira, 9 de outubro de 2013

POLÍTICA: quando os indignados despertarem...

À conta da crise por que passamos o (des)governo reduz drasticamente as despesas com a educação e com a saúde e quer ir ao bolso de pensionistas, reformados e funcionários públicos. Mesmo os que trabalham no setor empresarial do Estado têm prometidos cortes nos subsídios de refeição, reduzindo-os a valores mais que irrisórios. Mas, hoje, ficámos a saber que esse mesmo (des)governo arranja dinheiro para que uma das suas mais fiéis “intelectuais” - a escrevinhadora Maria João Lopo de Carvalho conhecida como emérita santanete! - ande Europa fora a dar ações de (de)formação aos professores de português.
Que importa a descida abrupta de 4º para 12º no ranking dos países com transplantes  por milhão de habitantes, naquela que é uma demonstração do vergonhoso abandono das boas práticas instituídas pelo Governo de José Sócrates, se os boys e girls dos partidos da coligação garantem as suas obscenas benesses?
O despudor desta gente não tem limites, como se vê com tudo quanto passos coelho faz para manter a marilú e o machete, apesar de toda a Oposição e alguns setores da direita exigem a sua demissão?
Não admira que Mário Soares tenha escrito ontem no «Diário de Notícias» que “é caso para perguntar: que Governo é este que atrai tantos delinquentes e que Pacheco Pereira, que é membro do PSD, teve a coragem de afirmar que "está cheio de má-fé"
Apesar das inacreditáveis declarações de cavaco silva sobre o masoquismo dos que insistem em enunciar a realidade, ela é o que é: o investimento a cair 8,5% em 2013, a dívida pública a ultrapassar os 150% do PIB e a consumir em breve 4,4% do PIB em juros. “São mais de sete mil milhões de euros por ano, o equivalente à transferência anual que o Estado faz para o Serviço Nacional de Saúde.” escreve Elizabete Miranda no «Negócios» .
As “novidades” quotidianas sobre o que irá suceder no Orçamento para 2014 ainda só merecem indignada., mas passiva rejeição. Mas, parafraseando um célebre título de 1973, a respeito do iminente despertar da China, quando os indignados acordarem do seu torpor, todo o país tremerá!


Sem comentários:

Enviar um comentário