quinta-feira, 31 de outubro de 2013

POLÍTICA: e eu que me esqueci de vestir o fato domingueiro!

Agora, que já passaram umas horas sobre a cerimoniosa apresentação do guião para a reforma do Estado é que me envergonho de não ter estado à altura de tão importante momento na vida coletiva. Alertou-me o Pedro Vieira no facebook, ao informar-nos que, hoje, vestiu uma roupa bonita para a ocasião.
Bolas! Entre o fato-de-treino para fazer jogging e a roupa de trazer por casa, andei vestido como todos os dias, incapaz de me aperceber de quanto este dia 30 de outubro era mais uma data histórica a conservar  indelevelmente nas nossas memórias.
E, no entanto, não me faltam fatos, gravatas, laços e botões de punho conservados em naftalina  para me aprimorar para tais ocasiões.
Confesso até, mas bastante arrependido, que não dei ao discurso a devida atenção, já que a concorrência era forte: «Preço Certo» num lado, «Casa dos Segredos» noutro, uma telenovela aqui, desenhos animados para os miúdos acolá!
Só agora, ao chegar à net compreendi que passei ao lado dessa demonstração em como “reformar não é cortar”. Eu que já tive direito a uns quantos cortes naquilo que costumava receber, fiquei rendido: daqui para a frente chegarão, afinal, os amanhãs que cantam!
Rendido, o Pedro Lains também pergunta no facebook: “Em que outro país da Europa seria possível uma cena como a montada por Paulo Portas?”
E eu recordei a frase, que estava no topo do edifício do Grupo 2 no Alfeite, quando aí fazia tropa em 1975: «A Pátria Honrai que a Pátria Vos Contempla!”.
Ao olhar para o dileto admirador da Catherine Deneuve, a Pátria deve ter enchido o papinho com tal rebento. Levou quase três anos a escrevê-lo, mas o documento cuja apresentação foi sendo adiada desde fevereiro para que os portugueses sentissem crescer em si a ânsia de o conhecerem, e de nele admirarem o brilhantismo iluminado do redator, ficará com um lugarzinho reservado para sempre nas nossas almas contritas por, às vezes, nos atrevermos a pensar se este caminho vai dar a algum lado!


Sem comentários:

Enviar um comentário