terça-feira, 15 de outubro de 2013

DOCUMENTÁRIO: «A grande migração das borboletas monarcas» de Nick de Pencier (2008)

No fim do verão cem milhões de borboletas monarcas provenientes do Canadá migram para as florestas do Estado de Michoacán no México, aonde passarão o inverno até março.
Pesando menos de meia grama, a borboleta monarca voa até cem quilómetros por dia, percorrendo um total de cerca de cinco mil quilómetros em dois meses: é a migração anual mais longa alguma vez constatada num inseto.
Única no mundo, constitui um verdadeiro enigma científico: como é que as borboletas encontram o santuário dos seus antepassados? Como resistem aos muitos obstáculos com que se confrontarão no seu percurso?
No México a chegada das borboletas é muito aguardada, tanto mais que determina o dia em que se celebram os mortos. Nessa altura muitas representações das monarcas surgem nas aldeias da região e são muitas as festas e rituais religiosos a atraírem os turistas.
Mas, a migração das monarcas está em perigo por causa do desaparecimento progressivo das florestas de pinheiros no México e da utilização intensiva de inseticidas nos Estados Unidos, que erradicam a planta de que elas se costumam alimentar nesse périplo.



Sem comentários:

Enviar um comentário