quarta-feira, 23 de outubro de 2013

FOTOGRAFIA: Edward Burtynsky

O fotógrafo Edward Burtynsky acaba de lançar o álbum «Water» nas edições Steidl com fotografias de grande formato ilustrativas do fascínio nele suscitado por um planeta cuja vida depende inteiramente da água.
Foi a água que permitiu à nossa civilização atingir o seu apogeu. Da utilização que, doravante, dela fizermos dependerá muito o nosso futuro. As origens da água, a sua utilização, distribuição, desperdício e os danos causados à Natureza pelo homem disposto a apossar-se dela - eis os temas de Burtynsky.
Para este canadiano, nascido em 1955, ainda está em aberto a questão de aferir se caminhamos para o desastre ecológico se para o triunfo definitivo do homem sobre a Natureza. Muitas das suas imagens monumentais e mágicas foram captadas por câmaras transportadas por drones para, dessa perspetiva aérea, melhor se consciencializar de quão ferido está o planeta. O que transforma o artista num militante ecológico.
Mas esta abordagem da água vem na continuidade de outro trabalho, onde Burtynsky já abordara o tema das paisagens transformadas pelo homem. «Oil» mostrava, com grande beleza, os danos suscitados pela extração, transformação e consumo dos hidrocarbonetos.
Atualmente Burtynsky está a viajar para procurar os efeitos do aquecimento global e da destruição ambiental causado pela nossa sociedade de consumo e de sobreabundância. E quanto mais abstratas e espetaculares se revelam as suas imagens, melhor nos confrontam com a fragilidade do nosso planeta.


Sem comentários:

Enviar um comentário