sábado, 25 de janeiro de 2014

FILME: «Terra de Paixões» de Stephen Frears (1998)

Após a Segunda Guerra Mundial, Pete Calder e Big Boy Matson regressam às suas terras e manadas de gado de Hi-Lo, no Novo México, onde tinham vivido a típica vida de cowboy até ao início dos anos 40.
Mas o mundo mudou bem como a época das pequenas explorações agrícolas. Recusando trabalhar para o maior latifundiário da região, Jim Ed Love, associam-se a Hoover Young para preservarem a sua independência.
Mas Big Boy liga-se a Mona, a mulher do capataz de Jim Ed Love e que Pete também desejava inconfessadamente.
Quando Mona se preparava para trocar o domicílio conjugal pelo de Big Boy, este é assassinado.
Segundo confessa o realizador, “apesar do seu contexto, The Hi-Lo Country não é um western no sentido clássico do termo. E ainda que alguns dos seus detalhes ou personagens estejam a ele associados, o filme trata sobretudo da América moderna, da transformação de uma região e da forma como os homens se adaptam ou não a ela.
Não podia, ainda assim, dissociar-me da tradição e das lendas do Oeste. Tinha de levar em conta a herança de John Wayne, de Howard Hawks e de John Ford, que estão bem presentes nesta história. O personagem de Big Boy Matson remete precisamente para Wayne, mesmo que de uma perspetiva mais moderna.”



Sem comentários:

Enviar um comentário