domingo, 25 de agosto de 2013

POLÍTICA: A marcha sobre Washington

Na próxima quarta-feira, dia 28, comemorar-se-ão os 50 anos da Marcha Sobre Washington, que os líderes negros da luta pelos Direitos Cívicos organizaram e donde emergiu a figura notável de Martin Luther King com o seu memorável discurso I Have a Dream.
A marcha tinha um pretexto comemorativo: um século antes, a 1 de janeiro de 1863, Abraham Lincoln declarara implementada a emancipação dos afro-americanos até então sujeitos à condição de escravos. Mas, no seu discurso à multidão, King lembra as promessas então formuladas em favor da sua comunidade e ainda por cumprir.
Ele que vivera a dolorosa derrota do movimento de contestação em 1961, em Albany, ganha um tal prestígio com esta Marcha, que nunca mais irá deixar a ribalta nos cinco anos decorridos até ao seu assassinato em Memphis.
Por exemplo a campanha de boicote aos autocarros de Montgomery (Alabama) constituirá uma vitória prenunciadora daquilo que Dylan anunciava numa emblemática canção desse tempo: the times they’re a changing.
E um dos sintomas dessa mudança anunciada é constatado com a presença de sessenta mil  brancos envolvidos na multidão Entre eles Walter Reuther, que liderava então o mais importante sindicato norte-americano.
Mas King ambicionava bem mais e, em 1964, numa entrevista à BBC, previa a possibilidade de vir a existir um presidente negro. O que demonstra quanto ele não se surpreenderia com o atual estado das coisas se se pudesse, de facto, envolver...


Sem comentários:

Enviar um comentário