segunda-feira, 29 de abril de 2013

MÚSICA: Kaija Saarihao, "Stilleben"


Nascida em 1952, Kaija Saarihao é uma das principais compositoras contemporâneas. Finlandesa, começou por estudar no seu país (diplomou-se em composição na Academia Sibelius em 1980), mas radicou-se, entretanto, em Paris.
Premiada por variadas instituições internacionais ela está ligada à tradição da escola espectral, explorando o princípio do «eixo tímbrico»: uma textura granulosa e ruidosa pode ser ligada à dissonância, ao passo que uma textura suave e límpida pode corresponder a consonância.
Stilleben, peça de 1988, é uma boa demonstração do seu estilo, assente em sucessivas transformações progressivas do material acústico.
Um dos mais estimulantes quartetos em atividade - o Kronos Quartet - recorre muitas vezes a composições desta criadora, igualmente envolvida artisticamente com outros grandes nomes da música erudita do nosso tempo: Esa-Pekka Salonen, Karita Mattila ou Barbara Hannigan.
Em janeiro de 2013, a temporada da Gulbenkian contou com a apresentação da ópera «Émilie», baseada num libreto de Amin Maalouf e em que a Orquestra da Fundação foi dirigida por Ernest Martinez Izquierdo.
No papel principal esteve a referida Barbara Hannigan...


Sem comentários:

Enviar um comentário