segunda-feira, 8 de abril de 2013

FOTOGRAFIA: A obra de Steve Shapiro em retrospetiva


Quando declara que Robert Kennedy era decerto o político mais impressionante, que conheceu, ou que Johnny Depp é incrivelmente fotogénico, Steve Shapiro fala com conhecimento de causa. Porque ele fotografou-os a todos, de Mohammed Ali a Barbra Streisand, passando por Andy Wahrol ou David Bowie.
Os seus retratos adquiriram estatuto de ícones na história da fotografia. Porque, desde há mais de meio século, que Steve Shapiro observa com rara sensibilidade o mundo que o rodeia. E, quase a fazer 80 anos, continua sempre pegado à sua câmara fotográfica.
Nascido em Brooklyn em 1934, Shapiro começou a carreira como repórter fotográfico, trabalhando para a «Life» e a «Time», e sentindo as grandes mudanças políticas e sociais dos anos 60 e 70, vivendo intensamente a campanha presidencial de Bob Kennedy e a morte de Martin Luther King.
Nos anos 70 Hollywood começa a interessar-se pelo seu trabalho e ele torna-se fotógrafo de cena, participando na rodagem de mais de duzentos grandes filmes da época. Em livro apareceram portfolios de imagens colhidas durante a rodagem de «Táxi Driver» e de «O Padrinho».
A Kunsthalle de Rostock, na Alemanha, está a apresentar uma retrospetiva dos seus trabalhos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário