segunda-feira, 8 de abril de 2013

DOCUMENTÁRIO: “A casa Xochiquetzal" de George Reys e Claudia Lopez


Na mitologia Azteca, Xochiquetzal era a deusa das flores, da beleza, do amor e do prazer. Hoje, na Cidade do México existe uma casa com esse nome, que constitui um sítio excecional: esse edifício num dos bairros mais mal afamados da Cidade do México serve de casa de repouso para antigas prostitutas.
Sem este local, posto benevolamente à disposição de uma Associação pela Câmara Municipal as vinte trabalhadoras do sexo com mais de 60 anos, que ali encontraram refúgio, estariam condenadas a viverem na rua e, obviamente a um rápido desaparecimento por falta de recursos.
Mas ali, desde há dez anos, encontraram um teto, uma dignidade e alguns rendimentos ao venderem refeições e artesanato num sítio que permite às trabalhadoras do sexo do bairro organizarem-se, curarem-se  e eventualmente descansarem. Mesmo que algumas delas ainda confessem alguns serviços a alguns clientes de há muitos anos.
Obviamente que não se trata de um prostíbulo, pelo contrário: a diretora abriu-a para a vida e para a cidade. Sónia, antiga prostituta, encontrou ali alguma paz e felicidade, sentindo que a sua experiência pode inspirar outras reformadas do comércio dos afetos...


Sem comentários:

Enviar um comentário