sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Filmes para o fim-de-semana


Dos filmes agora estreados só três merecem alguma atenção para quem se dispuser a entrar numa sala de cinema este fim de semana.
O mais interessante será decerto O Gebo e a Sombra de Manoel de Oliveira, não só pelo excelente naipe de atores presentes no genérico (Claudia Cardinale, Michel Lonsdale, Jeanne Moreau, Leonor Silveira e Luís Miguel Cintra), mas também pela história em si: um morno equilíbrio familiar numa casa aonde vivem Gebo, a mulher e a nora, fica estilhaçado quando acontece o regresso de João, esse filho que ninguém sabe porque partiu ou onde esteve.
Numa escala descendente colocaria Elas de Malgorzata Szumowska, protagonizada por Juliette Binoche. Ela é jornalista numa revista feminina decidida a fazer uma reportagem sobre a prostituição no meio universitário e vê questionadas as ideias preconcebidas com que partira para tal trabalho. O que equivale a pôr-se ela própria em causa…
Finalmente, e já numa lógica de cinema de grande espetáculo, sobra Arbitrage - A Fraude de Nicholas Jarecki, que tem o intragável Richard Gere mas, em compensação, conta com Tim Roth, um ator quase sempre capaz de garantir alguma qualidade ao projeto.  É um policial sobre um magnata completamente falido - apesar de ninguém o imaginar! - que tem um acidente na precisa altura em que tenta salvar a fortuna com uma última manigância.
Constatando que a amante morrera, ele foge do local completamente em pânico não conseguindo libertar-se doravante de toda uma espiral de mentiras em que se enleia...

Sem comentários:

Enviar um comentário