domingo, 23 de março de 2014

DOCUMENTÁRIO: «Os soldados esquecidos de Cartago» de Michael Gregor (2013)

E se os Celtas e os Cartagineses tivessem descoberto a América mil e quinhentos anos antes de Cristóvão Colombo? O documentário de Michael Gregor focaliza-se sobre as teses de um investigador alemão convencido da sua pertinência.
Nos confins dos Andes e da Amazónia, os arqueólogos encontraram vestígios de um povo há muito desaparecido, mais antigo que os Incas e cuja origem continua a ser um mistério: os Chachapoyas. Da sua passagem restam necrópoles e a maior cidadela encontrada no continente americano: em Kuelap, no Peru.
Hans Giffhorn vai acumulando indícios, que ligam os Chachapoyas aos Celtas, nomeadamente quanto a algumas analogias civilizacionais: construções em pedra de forma circular, símbolos religiosos, representação de divindades, técnicas de trepanação médica e até armas como as fundas.
Essa tese também encontra eco nos escritos do historiador Diodoro da Sicília no século I a.C., que deu conta do conhecimento que os Cartagineses tinham de umas terras misteriosas e longínquas situadas muito a ocidente do Atlântico. Teriam eles afretado os seus navios aos Celtas a quem invejavam as qualidades de soldados de elite?
Ainda hoje muitos dos descendentes dos Chachapoyas do Perú ainda têm pele clara e cabelos louros. Serão descendentes dos Celtas, que terão chegado à América do Sul na companhia dos Cartagineses?



Sem comentários:

Enviar um comentário