Johann Sebastian Bach tinha 25 anos, quando compôs o Prelúdio e Fuga BWV 532 para órgão.
Obra de juventude, ele compô-la durante a estadia em Weimar entre 1709 e 1717, quando estava contratado pelo Duque Wilhelm Ernst para desempenhar as funções de organista e membro da orquestra da corte.
A fama, que então conquistou, quer como instrumentista, quer como compositor, foi tal que o procuraram inúmeros estudantes dispostos a ouvi-lo tocar e aprender a sua técnica.
A obra aqui em referência já demonstra o talento e a imaginação do compositor por muito que ainda estivesse à procura de si próprio e do seu estilo.
Mais de dois séculos depois, em 1930, o compositor italiano Ottorino Respighi tratou de a orquestrar dando-lhe a forma canónica hoje adaptada pela generalidade das orquestras mundiais, que se propõem interpretá-la.
A obra está dividida em quatro secções avultando um tema peculiar, que remete não só para outros compositores germânicos - Buxtehude, Reinken ou Pachelbel - mas também para uma linguagem violinística de inspiração italiana. Como por exemplo Vivaldi.
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