sexta-feira, 9 de maio de 2014

FILME: «Vida Ativa» de Susana Nobre

A estreia do filme de Susana Nobre no City Alvalade vem recuperar a memória de uma das mais emblemáticas medidas implementadas na Educação pelo governo de José Sócrates e que a atual coligação destruiu totalmente de acordo com a sua estratégia de só deixar no seu rasto a terra queimada.
Muito embora a realizadora não seja tão objetiva quanto a verdade dos factos mereceria - existe uma notória vontade em se dar bem com o Diabo e com o Bom Deus - o filme é suficientemente explicito na demonstração de duas das maiores qualidades inerentes a um programa, que sempre mereceu de crato um ódio de estimação: o estímulo dado a homens e mulheres há muito afastados dos bancos das escolas para acrescentarem conhecimentos e competências àqueles que muitos anos de trabalho já tinham garantido, com notórios benefícios na sua ambição e autoestima. E a vontade explicita do então poder político para não ostracizar do mercado do trabalho nenhum cidadão, criando-lhe as condições para se adaptar a novos requisitos de integração profissional.
Como sucedeu com todas as inovações implementadas pelos governos de Sócrates, a direita agitou-se nos jornais, nas televisões e nas redes sociais para sabotar o seu sucesso, acusando-o falsamente de facilitismo e de ineficácia.
Pode-se dizer que o programa das Novas Oportunidades foi o exato oposto do «ensino de excelência» tão admirado por durão barroso e certamente que, embora o não confessando, por crato. E as consequências estão aí: milhares de cidadãos já tão desesperançados quanto a encontrarem lugar no mercado de trabalho, que já desistiram de o procurar, e uma rápida quebra nos níveis de competências e conhecimentos, que se chegaram a perspetivar como imprescindíveis para um país mais moderno e desenvolvido.
O interesse do filme de Susana Nobre reside nessa abismo de realidades: uma que era esperançosa e otimista graças ao governo anterior e outra, deprimentemente dramática, causada por quem, infelizmente, lhe sucedeu.



Sem comentários:

Enviar um comentário