sábado, 2 de março de 2013

DOCUMENTÁRIO: «A South American Journey - Brasil»



No terceiro, e último, episódio da série da BBC protagonizada por Jonathan Dimbleby pelas terras da América do Sul, viajamos até ao Brasil, começando pela região amazónica, aonde se opõem duas grandes tendências a nível mundial: uma que pretende preservar esse verdadeiro pulmão da Humanidade e outra que anseia destrui-lo para aumentar a área de pastagens e exportar assim cada vez mais carne, cuja procura aumenta incessantemente nos mercados internacionais.
É, pois, uma vasta zona geográfica de grandes contrastes, a começar pela cidade de Manaus, que conheceu dias de glória nos tempos da produção intensiva da borracha - simbolizados no imponente edifício da Ópera local - e os de um declínio, que só começou a inverter-se alguns anos atrás. Agora que a cidade já está a rebentar pelas costuras, a ponte em construção para a outra margem do Amazonas é a resposta encontrada a nível federal. Que implicará a perda de mais uma imensa extensão de floreta virgem. Esse ecossistema aonde se encontram metade dos animais e plantas do planeta, muitas das quais com virtualidades medicinais ainda desconhecidas na farmacopeia ocidental.
A mesma voragem na exploração intensiva dos recursos naturais é visível em São Luís, aonde navios chineses chegam vazios e partem carregados de toneladas de ferro em bruto extraídas do riquíssimo solo da região. E justifica-se a apreensão: com a extração e consumo acelerado de tanto minério, o que será da sociedade atual, quando ele se esgotar?
Mamuna, um quilombo não muito longe dali, vive outro tipo de ameaça. Os habitantes, descendentes dos antigos escravos, que fugiam das roças para experimentarem formas de comunismo primitivo nesse tipo de explorações agrícolas, veem ameaçado o seu futuro, porque o Governo Federal, que deveria acautelar os seus direitos de cidadania, quer expulsá-los para implantar a base donde conta avançar para a exploração espacial. Uma luta difícil, mas que os mamunenses estão longe de dar por perdida.
E a viagem acaba no Rio de Janeiro aonde, depois de entrevistar a bela Heloísa, que levou Tom Jobim a criar em sua homenagem o inesquecível tema da Garota de Ipanema, Dimbleby acaba a sua viagem no Complexo do Alemão donde os traficantes de droga foram expulsos e aonde está a surgir um tipo de urbe mais conforme com os desejos de um país,  que se prepara para organizar o Mundial de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Para quem, como no meu caso, já não vai ao Brasil há uns bons quinze anos, o documentário da BBC dá para compreender como a sua transformação, então já percetível, se acelerou explicando-se que já esteja a ultrapassar a Inglaterra enquanto sexta potência económica do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário