sábado, 16 de março de 2013

FILME: «The woman with a broken nose» de Srdan Koljevic (2010)


Pobre Gavrilo que não imaginava no que se iria meter quando pára o táxi para possibilitar a entrada de uma jovem mãe com o seu bebé de colo.
Mas, sempre mal disposto, recusa um lenço à passageira e até a incita a ter cuidado em não sujar os estofos do carro com o sangue, que lhe cai do nariz esmurrado.
É nesse momento que pára o carro num engarrafamento sobre uma das pontes sobre o Sava, altura em que Jasmina sai e se atira ao rio.
Surpreendido Gavrilo vai levar a bebé a Jadranca, uma amiga prostituta, que o poderá ajudar a cuidar dela, mesmo que, de permeio, tenha de ir fazer uns serviços aos hotéis da cidade ou levar flores ao túmulo de Tito cujo governo recorda com a saudade dos paraísos perdidos.
Mas outras personagens se vão associar à história, em percursos paralelos, que só aqui e acolá se tocam por mero acaso: Biljana, uma jovem farmacêutica, cujo noivo morrera de apendicite e se vê assediada pelo ex-cunhado, um pope cuja esposa está no fim da gravidez. Ou Anica, uma professora ainda enlutada pela morte do filho, que fora atropelado por um condutor embriagado. E vendo-se também ela assediada por um dos seus alunos, Marko, em quem reconhece o filho do causador do seu drama. O que lhe motiva uma relação ambígua de amor/ódio.
Num filme interessante por nunca evoluir de forma estereotipada, a mãe da criança acaba por aparecer no hospital, ainda em coma, o que dá a Gavrilo a esperança de se livrar da respetiva responsabilidade. Mas, quando o final feliz parece propiciar-se, eis que Jasmina volta a abandonar a filha para partir de mota com o amante ciumento ainda pouco convencido da sua paternidade.
Mas, otimista como hoje é raro, o filme encaminha-se para o equilíbrio satisfatório de quase todas aquelas histórias paralelas, até mesmo para esse taxista, que acaba na mesma cama de hospital depois de um acidente em cima da ponte do início, e tendo à espera uma Jasmina convencida de encontrar nele um pai mais adequado para a filha.
Conhecendo-se pouco do atual cinema sérvio, podemos considerar que, por esta amostra, é merecedor de a ele ficarmos atentos.




Sem comentários:

Enviar um comentário