sexta-feira, 8 de março de 2013

LIVRO: «The Winter Journal» de Paul Auster


Foi apresentado como a segunda autobiografia do autor, mas Paul Auster rejeita essa classificação: para ele «Winter Journal» é literatura baseada em alguns segmentos autobiográficos. Que evocam as duas mulheres mais importantes da sua vida: a mãe e Siri Hustved, que conheceu a 23 de fevereiro de 1981 e que se tornaria na companheira destes mais recentes trinta anos. Ou ainda a prostituta francesa, que recitava de cor alguns dos poemas de Baudelaire.
Tratando-se por tu, Auster escreve para si próprio, contando como é difícil viver dentro de um corpo, sobretudo quando ele está a envelhecer a olhos vistos. O que explica que, rejeitando o protagonismo narcísico da generalidade dos autores das autobiografias, ele não esconde episódios do seu passado em que o seu desempenho terá sido comprometedor.
Embora os romances mais recentes de Auster me tenham dececionado pela falta de novidades, este ainda continuará a valer a oportunidade de uma leitura. Porque ele não deixa de ser um intelectual empenhado em participar nas lutas do seu tempo, sobretudo quando do outro lado da trincheira estão os jihadistas republicanos...

Sem comentários:

Enviar um comentário