quarta-feira, 6 de março de 2013

POLÍTICA: sobre o discurso antideputados


Faz sucesso nas redes sociais um tipo de discurso anti partidos e anti deputados, que tem uma das suas múltiplas expressões no tipo de imagem abaixo.
Numa altura em que o populismo na sua versão italiana revela os perigos desse tipo de aparente não-ideologia (que, sabemo-lo bem, conduzir a formas mais ou menos encapotadas de totalitarismo!) é necessário denunciá-la  porque, nesta época de crise do capitalismo exige-se mais política em vez da sua forçada ausência.
O Parlamento , nomeadamente através das suas Comissões, terá sempre um importante papel a desempenhar na auditoria permanente aos atos governativos e na criação negociada de pacotes legislativos adaptados às novas circunstâncias em que avançamos pelo século XXI adentro.
Por isso sugerir menos deputados é exigir MENOS democracia. E, como comentei numa página de facebook aonde se dava apoio a tal proposta não concordo com a redução do número de deputados porque, sendo o sistema eleitoral distorcido pelo método de Hondt, as forças políticas minoritárias seriam reduzidas na sua expressão parlamentar. Ora, apesar de socialista, considero fundamental intervenção política do CDS, da CDU ou do BE na vida política legislativa... Ademais os custos dos deputados são bastante inferiores aos dos muitos assessores com que o (des)governo premeia os seus boys com vencimentos escandalosos para a sua escassa experiência profissional.
Em alternativa deveremos ser exigentes sobre a qualidade do trabalho dos deputados e, nesse sentido, fará todo o sentido criar mecanismos de avaliação ao seu desempenho só merecendo exercer tal função quem participa, efetivamente, no trabalho parlamentar sem se limitar a levantar o braço ou a ficar sentado de acordo com as instruções do respetivo líder do seu grupo. A participação ativa nos trabalhos das comissões ou em produzir propostas capazes de trazerem melhorias para a vida dos cidadãos deverá ser  a condição sine qua non para um deputado merecer o seu lugar. Independentemente de ser de esquerda ou de direita...

Sem comentários:

Enviar um comentário