domingo, 17 de março de 2013

DOCUMENTÁRIO: «Gangster of Love» de Nebojsa Slijepcevic


Numa cidadezinha do sul da Croácia, a agência matrimonial «Esperança» não tem sossego. É o que se depreende deste saboroso documentário sobre as andanças do esforçado Nedjeljko Babic por uma região marcada pelo êxodo rural e pela emigração.
Já há vinte e cinco anos, que ele lançou esse negócio, desde que arranjou casamento entre uma antiga namorada e um amigo pouco dotado para as artes da sedução amorosa. Agora conta como clientes muitos homens entre os 40 e os 50 anos, que fazem alguma fortuna na construção civil alemã e voltam para a região desejosos de encontrarem uma esposa recatada.
Tarefa difícil já que as mulheres sentem-se pouco tentadas a uma vida de reclusão no campo. Exceto se forem como a búlgara Maya, saída de uma relação traumática marcada pela violência doméstica, com um filho de três ou quatro anos e aspeto pouco convincente para os potenciais interessados. Sobretudo, porque eles ostentam valores extremamente conservadores, confirmados nos combates de bovinos em que se entretêm.
E esta é apenas a superfície de um estudo minucioso e impressionante não só sobre os homens das zonas rurais dos Balcãs, mas também da natureza das relações e expetativas no mundo de hoje. O facto de o filme adotar um tom de comédia em vez de drama psicológico é uma enorme vantagem para a eficácia do seu discurso.

Sem comentários:

Enviar um comentário