quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Esperem pela volta e já veem o que lá virá!

Apesar de parecer parada na sua órbita, não é que a Terra anda mesmo a girar?
Basta olhar para os jornais e o que vemos?
Nos EUA umas dezenas de manifestantes deitam-se à porta de um edifício oficial em protesto contra as absurdas decisões de não levar a julgamento os polícias com dedo demasiado rápido no gatilho, quando encaram com um negro. 
Nesse mesmo país uma mulher ainda jovem consegue ser indemnizada pelo departamento da polícia local, quando contra eles se insurgira por estarem a molestar um jovem negro.
Na Europa temos Antoine Deltour a tornar-se no novo herói de milhões de pessoas por ter tido a coragem de apresentar as provas indesmentíveis de como as multinacionais fogem aos impostos através dos esquemas montados com Juncker no Luxemburgo.
Na Grécia o governo de direita e os seus aliados do PASOK preparam-se para serem varridos do mapa eleitoral onde o Syriza poderá criar uma nova dinâmica contra os ventos até agora dominantes em Bruxelas e em Berlim.
Internamente voltamos a ver um ministro - o tenebroso crato - a ser sujeito à vergonha pública de ser confrontado com os malefícios da sua ação governativa. E o movimento de defesa da TAP como companhia de bandeira nacional cresce sob a forma de um manifesto, que reúne muita gente respeitável e a quem o governo terá necessariamente de dar ouvidos.  Tal como na tentativa anterior estão a revelar-se demasiado apressados os que já davam esse combate como perdido e mais uma criminosa privatização concretizada.
É certo que José Sócrates continua infamemente detido e impedido de ser entrevistado e que paulo portas deverá ter ficado aliviado com a decisão de arquivamento do processo dos submarinos, mas momentâneas dificuldades não chegam para travar uma dinâmica, que se adivinha imparável. Por exemplo o que sucederá se ricardo salgado disser o que efetivamente sabe sobre quem recebeu o dinheiro da comissão desses mesmos submarinos? E se os deputados amorim e negrão não conseguirem travar quem aparecer na comissão parlamentar a contar o muito que o GES possa ter comportado sobre as negociatas feitas pelos amigos de passos coelho? Será que novas Tecnoformas virão a lume como consequência da forma como ele e maria luís albuquerque trataram de se coligarem a ricciardi para afundar ricardo salgado?
Neste momento não será o antigo primeiro-ministro, atualmente detido em Évora, a estar verdadeiramente no fio da navalha. Mais semana, menos semana, virá cá para fora dar créditos adicionais à sua fama de animal feroz.
Tudo se anda a conjugar para que quem andou a cuidar da vidinha através dos negócios conseguidos à pala das privatizações e julgou ter chegado ao episódio final de uma série com muitas vicissitudes anteriores, descubra apenas estar no fim da primeira temporada com a segunda a desenhar-se de forma completamente diferente.
Para já passos coelho vai-se revelando cada vez mais isolado: o conselho nacional revelou-o distante do seu antigo ai-jesus relvas e até a administração da RTP - que lhe era de uma fidelidade canina -  apareceu pronta para o contestar.
Envelhecido  - ainda mais do que já estava quando chegou ao governo -, passos coelho é uma espécie de Rei Lear a caminhar às cegas sobre a terra por ele propositadamente queimada e com marilu albuquerque a fazer de Cordélia, mostrando-lhe por agora uma cândida devoção.
Que no meio de tudo isto apareça Obama e Raul Castro a prometerem juras de amizade só mostra como depressa se torna realidade o que ainda ontem parecia tão difícil de acontecer...

Sem comentários:

Enviar um comentário