quarta-feira, 28 de novembro de 2012

MÚSICA: A 9ª Sinfonia de Beethoven pela Western Eastern Divan Orchestra



Um dos grandes projetos artísticos do nosso tempo é o da Western Eastern Divan Orchestra, que Daniel Barenboim e Edward Said fundaram em 1999. Considero que têm sido atribuídos Nobéis da Paz a pessoas e instituições bem menos merecedoras do que esta orquestra, criada para diluir o medo do outro e sabê-lo ouvir.
Num documentário de Birgit Herditschke intitulado «Beethoven pour Tous» em que se acompanha a tournée de 2011, o maestro defende a capacidade de todos poderem abrir-se à beleza das nove sinfonias de Beethoven, independentemente da sua nacionalidade, religião ou idade. E os músicos, sobretudo os mais experientes  na orquestra por já nela colaborarem há vários anos, estabelecem um paralelo entre a maturidade nela conseguida  em paralelo com o próprio compositor, que muito evoluiu da composição da 1ª até à da 9ª Sinfonia.
Importante também o simpósio, que reúne anualmente todos quantos  participam no projeto. Israelitas e árabes juntam-se aos espanhóis para equacionarem a questão candente de cada momento. E, no ano transato, o tema em questão foi o da primavera árabe…
Azar , que a única vez em que assisti a um concerto ao vivo da WEDO já todos os que nela tocavam estavam cansados da longa tournée e só pensavam em voltar para casa. Porque, nas transmissões televisivas, dá para entender que, sem a excelência das grandes orquestras do nosso tempo, a liderada por Barenboim com músicos árabes e israelitas já consegue um desempenho muito meritório…

Sem comentários:

Enviar um comentário