quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Proclamar o orgulho de se ser Socialista


Nas vinte e quatro horas subsequentes à decisão de Bernie Sanders em apresentar-se ao próximo ato eleitoral para a Casa Branca as doações para financiamento da sua campanha eleitoral ascenderam a seis milhões de dólares, superando em muito o que outros candidatos democratas conseguiram garantir até agora. Pode-se, pois, constatar a existência de um grande entusiasmo no eleitorado que, há dois anos e meio tudo fez para fazer dele o challenger de Donald Trump, e só não o conseguiu porque Nancy Pelosi e outros dirigentes democratas sabotaram-lhes as intenções para imporem a incompetente Hillary Clinton.

Importa, igualmente, considerar que os milhões recolhidos nesse curto espaço de tempo provieram de um elevado número de doadores, que garantiram a média de 27 dólares por cabeça, teto máximo pedido por Sanders nas eleições anteriores, por visar pequeno apoio financeiro de muitos libertando-se  dos riscos de se ver manietado pelos elevados contributos de poucos, que não tardariam a apresentar-lhe as óbvias faturas acaso tivesse sido eleito.
Um par formado por Sanders e pela senadora Elizabeth Warren, que já manifestara, ela própria, a intenção de concorrer ao cargo, poderá constituir avassaladora vaga de fundo, que afogue Trump e todos quantos o vêm suportando. Com uma vantagem adicional: qualquer dos dois assume orgulhosamente a sua filiação num ideário socialista, que se traduza na melhoria significativa da vida de milhões de compatriotas empobrecidos e com exíguos direitos quanto ao que à saúde e à educação dizem respeito.
Estamos precisados deste tipo de políticos honestos, que não tenham pejo em dizer ao que vêm, recuperando a verdadeira dimensão da via socialista para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária. Já é tempo de ser assumido que o prazo de validade da “social-democracia” acabou tão só se esgotaram os efeitos dos Trinta Gloriosos Anos e se constatou a trapaça crismada de Terceira Via. Hoje é tempo de proclamar, em alto e bom som, o orgulho de se ser Socialista.

Sem comentários:

Enviar um comentário