Paulo Pena foi entrevistar Susana Salgado, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e co-coordenadora deo estudo «Populist Political Communication in Europe». O resultado veio ontem inserido na edição em papel do «Público».
Para a entrevistada o populismo sempre existiu na Europa desde o século XIX, quer na forma de movimentos, quer de partidos políticos. O que explica o sucesso recente é a maior facilidade de difusão das suas mensagens simples através das redes sociais, muito embora os meios de comunicação social tradicionais não sejam isentos de crítica. Não podemos esquecer que Donald Trump começou a posicionar-se para a Casa Branca através do seu reality show na NBC. Ou que Marcelo Rebelo de Sousa chegou a Belém graças às suas colaborações semanais na TVI, primeiro, e na SIC depois.
A facilidade com que as forças populistas europeias viram crescer o apoio eleitoral nos últimos anos deve-se a quatro fatores principais: à crise do euro, à crise dos refugiados, aos escândalos de corrupção e às ligações excessivas entre o poder político e os interesses financeiros.
De repente passámos a ter uns manipuladores a dirigirem-se a quem mais tem sido esquecido pela crise geral do capitalismo decorrente da falência do Lehman Brothers e dos efeitos de deslocalização de muitos empregos para outras latitudes. O discurso tem sido sempre o mesmo: existimos “nós”, os que temos legitimidade em cá estar e sobram os “outros”, os que para cá querem vir para colherem os apoios sociais, demasiado escassos para quem deles está a precisar.
É um discurso emotivo, que apela à pertença legítima a um “espaço nacional”, e rejeita quem nele não nasceu. Indo mais além na exclusão, tendem-se a diabolizar os que, mesmo aqui tendo nascido, não têm os mesmos valores (entenda-se como os inerentes a uma definição estrita do catolicismo), nem a alva cor.
Esses populistas revelam-se muito hábeis a perscrutar o que esse universo eleitoral pretende ouvir, não enjeitando o recurso às mais descaradas mentiras para lhes cativar o apoio.
Não admira que os mineiros do carvão da Pensilvânia rejeitem ver quão injustificada será a reabertura das galerias do subsolo, tornadas obsoletas não só ambientalmente, mas sobretudo por razões económicas. Se há quem lhes diga que elas voltarão a proporcionar-lhes o perdido emprego, não se furtam a servir de figurantes a uma grotesca cerimónia na Casa Branca.
O mesmo com os agricultores franceses - em grande parte apoiantes de Marine Le Pen - que gostariam de receber os lautos subsídios de Bruxelas, mas que os viram cortados, porque já não conseguem ser competitivos com os produtos vindos de outras paragens. Querem acreditar que, fechando-se as fronteiras, conseguiriam superar a presente miséria obrigando os compatriotas a pagar o leite, a carne, os frutos ou os produtos hortícolas pelo valor com que pudessem regressar aos lucros.
Felizmente que, entre nós os populistas esforçam-se por ser ouvidos, mas não conseguem grande sucesso. No entanto só nas últimas presidenciais poderíamos englobar nessas características Paulo Morais, Tino de Rans ou Henrique Neto. Sem esquecer uns quantos anónimos, que ainda menos votos tiveram do que estes três. Mas, segundo Susana Salgado os partidos representados na Assembleia da República têm conseguido manter-se em comunicação com os eleitores para que eles não se sintam tentados a experimentar rumos mais duvidosos. Esperemos que assim continue a acontecer...
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