segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Eu, ex-utente da Medicina privada, me confesso...


Confesso a incoerência de, apesar de defensor do Serviço Nacional de Saúde, ter frequentado a medicina privada nos últimos dezoito anos, a pretexto de ter no meu package remuneratório como diretor da última empresa para que trabalhei, esse complemento. Posso, pois, falar com toda a propriedade do que ali se passa, já que fiquei surdo do ouvido direito numa operação, que deveria ter-me apenas solucionado o problema das vertigens (reposicionando os respetivos cálculos no ouvido interno) ou vivi muitas situações hoje empoladas pelos media quanto ao que se passa em hospitais públicos - consultas desmarcadas, médicos que faltam ao serviço, esperas exageradas nas salas a tal dedicadas. Nalgumas dessas situações preenchi a reclamação no respetivo livro, recebendo depois os correspondentes pedidos de desculpa e a promessa de tudo irem alterar. A definitiva defeção dessa opção. enquanto serviços prestadores de saúde, ocorreu em finais do ano transato, quando preenchi a mais recente dessas reclamações e, violando a legislação em vigor, nem resposta obtive.
Estamos, pois, conversados sobre a qualidade da Medicina privada. Falta falar dos custos, porque nela somos pressionados a multiplicar-nos em exames desnecessários, que acabam por esgotar a verba assegurada pelos seguros de saúde na segunda metade do ano, altura em que o pagamento de consultas e exames cresce exponencialmente. E isto apesar de, enquanto casal, pagarmos mais de mil euros anuais para sermos detentores desse ilusório cartão, que nos prometia englobar quase tudo quanto fosse necessário em caso de doença! Sendo ambos saudáveis (apesar dos achaques próprios da idade!), quanto tempo nos duraria a verba autorizada pelo seguro de saúde em caso de uma qualquer doença grave?
Somos, pois, testemunhas do negócio indecoroso que os grandes grupos privados fazem com a saúde de quem lhes cai na rede. Mas pior ainda é a tentativa porfiada de, além de esvaziarem a carteira dos clientes, os quererem duplamente espoliar através do Estado, para tal dificultando a aprovação de uma Lei de Bases da Saúde, que lhes possa fazer infletir o esbulho atual de um em cada quatro euros de encargos do Orçamento Geral do Estado com o setor, ir-lhes parar invariavelmente às mãos.
Compreende-se, pois, o estímulo que Marcelo sente em recandidatar-se a um novo mandato: tendo o setor privado perdido os seus grandes lobistas dentro do Partido Socialista (Maria de Belém e Óscar Gaspar) só de Belém pode vir o travão a que a Constituição se cumpra e a universalidade da prestação pública de serviços de saúde continue condicionada, quer pelas PPE’s - grande preocupação de Assunção Cristas no mais recente debate quinzenal no Parlamento - quer pelos exames clínicos, que o Estado ainda tarda em ter (e quando os garante logo há quem os vá roubar como sucedeu há dias!).
A luta por um verdadeiro Serviço Nacional de Saúde tal qual António Arnaut o concebeu, e continuou a defender, irá continuar a estar na ordem do dia nos próximos meses, e quase por certo na legislatura que se seguirá. Porque o maná é demasiado suculento para que os interesses privados dele prescindam e contam com a prestimosa colaboração de Marcelo para que assim continue...

Sem comentários:

Enviar um comentário