segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

A falta de gravitas de um inveterado populista


Durante a campanha presidencial, que levaria Marcelo Rebelo de Sousa a ocupar o cargo de mais alto magistrado da nação, uma das previsões que fazia era a da sua evidente falta de gravitas correspondendo esta a uma conduta enobrecedora da função e não a da sua descaracterização como se fosse mais uma a acumular-se-lhe no currículo enquanto professor universitário, jornalista ou comentador televisivo. O presidente não deve ser um sujeito comum, que se faz passar por bonacheirão para manter elevados níveis de popularidade, porque, em situações de crise, mais não conseguirá fazer do que carpir lágrimas abraçado aos desgraçados, ou lançar culpas para ombros alheios, traço de personalidade que lhe é, aliás, bem costumeiro. Pior ainda não deve parecer estar com o governo em tudo quanto este efetivamente faz de positivo pelo país e pelos cidadãos - como se nisso tivesse tido qualquer intervenção! - e se apresse a criticá-lo viperinamente em todas as ocasiões difíceis em que a herança de negligências passadas vem recair sobre quem sobre elas pouca responsabilidade tem.
O candidato que apoiei - António Sampaio da Nóvoa - tinha essa capacidade de inspirar confiança na forma como analisava a realidade para além da grelha de trivialidades e da fértil intriga, que Marcelo sempre personificou, e como visionava o futuro do país muito para além do que lhe ditavam as aparências do presente.
Infelizmente o país ficou a perder com a escolha que fez e daí se explique, afinal, que tenhamos como presidente quem considera Jair Bolsonaro como um «irmão» ou quem diz interromper uma reunião importante para telefonar a uma apresentadora televisiva ao sabê-la estreante no canal para onde se mudou a troco de avultado prémio.
Falso crítico do populismo, Marcelo é-o diariamente, desde que se levanta até que se deita, e por isso não vê óbice em tomar essas atitudes e muitas outras, que se vêm acumulando em lamentável sucessão nestes quase três anos de mandato.

Sem comentários:

Enviar um comentário