segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

A origem do termo lobista


É conhecida a importância que os lobistas têm na política norte-americana infestando os corredores do Capitólio para convencerem senadores e deputados a satisfazerem-lhes os interesses dos que lhes pagam.
O termo tem origem no que se passou no Hotel Willard, situado a escassas centenas da Casa Branca, aonde Ulysses Grant escolheu passar a maior parte dos dias, e sobretudo todas as noites de inverno, quando o prestígio de ter vencido a Guerra da Secessão o catapultou para a sua eleição como 18º presidente em 1869.
Perante o frio intenso, que padecia na residência oficial ele e a mulher escolheram fixar-se no confortável edifício, quase paredes-meias com aquele em que deveriam, de facto, habitar. Situação propícia para todos quantos o sabiam permeável a cunhas o procurarem no átrio (lobby) do hotel, importunando-o diariamente com um infindável rol de pedidos.
Exasperado ele terá definido esses interlocutores como lobistas e o nome assim ficou. No entretanto, e para se furtarem a mais incómodos, os Grant decidiram arranjar uma segunda residência nos arredores da cidade, esperançados em conseguirem finalmente alguma paz nos seus dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário