sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Enquanto uns desabafam o país continua a avançar


A notícia do dia é a do superavit nas finanças públicas nacionais, que confirmará um défice final menor do que 0,7%, ou seja reiterando-se a regra de o governo começar o ano por estabelecer metas, que acaba por superar. Mas vale, igualmente, a pena sublinhar a entrega das primeiras habitações aos antigos moradores no Bairro da Jamaica, aqui no Fogueteiro, e que elucida bem a importância conferida pela autarquia e pelo governo ao direito dos mais pobres a viverem numa casa digna. A presença de António Costa a oficializar essa entrega, juntamente com o presidente da Câmara do Seixal, só não foi perfeita, porque nas costas do primeiro-ministro surgiram uns camaleões - não sãos os que estão nesta fotografia! - que dele disseram pior que Maomé do toucinho, aquando das primárias, que o consagraria como líder socialista, e agora se lhe colam a ver se mantém as mordomias, que nunca têm escrúpulo em para si reivindicarem. (Eu sou dos que não esqueço a agressividade com que destrataram os que, então, defendiam, e continuam a defender António Costa!)
Quanto à arruaça matinal, quem dela se lembrará daqui a uns dias? Apenas os que, a esta hora, andam as lamber as feridas, queixando-se, quais calimeros, de não serem compreendidos pela generalidade da população, que todas as sondagens confirmam estarem satisfeitas com a atual maioria parlamentar, e se preparam para lhe validar a confiança.
Avultam, igualmente, as redações dos telejornais que fizeram do caso matéria relevante quando a sensatez mandaria que o ignorassem: é que, não conseguindo parar Portugal, ele teve o efeito paradoxal de contar durante excessivas horas com injustificada atenção mediática. É que desabafos - como os que se ouviram aos hepáticos entrevistados! - não são, de facto, matéria noticiosa.
Lembrando uma cantilena com muitos anos, o que prometia ser um elefante capaz de incomodar muita gente - quiçá dois ou três, que incomodariam muito mais! -, acabaram por ser alguns grupúsculos de mosquitos chatos, daqueles que dá vontade de esborrachá-los com eficiente mata-moscas...

Sem comentários:

Enviar um comentário