quinta-feira, 29 de agosto de 2019

A propósito de amizades e casamentos


Continua por aí um enorme alarido sobre as críticas feitas por António Costa ao Bloco de Esquerda, que justificou a absurda tomada de posição de Rui Rio como putativo provedor dos interesses do partido de Catarina Martins.
Fazendo votos para que uma falácia repetida mil vezes venha a converter-se num inquestionável axioma, os telejornais repetem-na incessantemente para desqualificarem a personalidade do primeiro-ministro. No fundo uma remake do que se viu cinco anos atrás, quando da disputa entre ele e Seguro para o cargo de secretário-geral e que foi objeto de desprezo pelos eleitores, que deram ao futuro primeiro-ministro uma merecida e convincente vitória. As direitas são assim: mesmo quando as suas táticas e estratégias falham não encontram outra solução que não seja repeti-las porque a imaginação e o saber não lhes dão para mais.
A entrevista à TVI serviu, porém, para que António Costa desse o devido troco a essa obsessiva abordagem: para além dos estarolas das direitas, todos os dias Catarina Martins e Jerónimo de Sousa criticam o Partido Socialista sem que isso constitua motivo de escândalo para esses órgãos de desinformação audiovisual. Porque não terá o PS o direito de proceder de igual modo apontando-lhes o que é motivo de divergência? As declarações políticas dos líderes do Bloco e do PCP dão razão ao entrevistado, quando justifica a impossibilidade de com eles contar para um futuro governo, preferindo uma solução como a implementada nesta legislatura. Porque, de facto, mais vale uma boa amizade do que um mau casamento...

Sem comentários:

Enviar um comentário