quinta-feira, 1 de agosto de 2019

A decadência da imprensa decorre de quem a dirige


Esta semana recebi um mail da atual direção do «Jornal de Notícias» a vangloriar-se dos sucessivos artigos com que vinha fustigando o governo a propósito das golas, que eram inflamáveis - e deixaram de o ser! - ou dos negócios feitos por influência de políticos socialistas de Arouca.
Habitual leitor do diário nortenho já andava insatisfeito com a deriva direitista da sua linha editorial desde que a atual direção tomou posse. Agora esta vinha não só vangloriar-se de se ter colocado na primeira linha dos ataques ao governo, como sugeria-se merecedora de me ver incluído no número dos seus assinantes.
Olha a porta a que vieram bater! Se meses atrás era capaz de aludir ao título como coisa inodora, incolor e insípida, espécie de melhoral, que não faria bem nem mal, a recente predisposição editorial, tão do entusiasmo do autor do mail, ganhou uma virulência desagradável porque consistente com a sua integração numa agenda ideológica bem demarcada. E, como tal, passível de ser lida com luvas e máscara para que não se lhe reduza a nocividade.
Esta situação coincide com o texto do prof. J.-M. Nobre-Correia no «Público» de hoje, que é de leitura obrigatória, porque questiona a falta de qualidade da nossa imprensa e compreensível redução dos seus consumidores. O que nos faz falta, segundo o autor de «No Caminho para o Abismo», é um projeto societal bem definido, coincidente com a sensibilidade dos seus leitores. Algo que, pessoalmente, identifico com o saudoso projeto de «O Jornal», irrepreensível no cumprimento do código deontológico e inconfundível com qualquer orientação partidária.
Hoje em dia para um qualquer eleitor da atual maioria parlamentar, que jornal, rádio ou canal de televisão pode ser lido, ouvido ou visto, sem se sentir agredido pela forma ofensiva como contesta o governo? Digo que nem um!
Eu sei que há quem, entre os diretores dos jornais, aluda à necessidade de fazer da imprensa uma espécie de provedoria do interesse público, como se ele se confundisse com o dos partidos das direitas, mas nunca se lhes conheceu igual preocupação, quando era Passos Coelho ou Cavaco Silva a deterem as rédeas do poder. Esse argumento é mais um dos muitos exemplos de poeira para os olhos com que nos pretendem iludir.
Corroborando a análise do prof. J.-M. Nobre-Correia a atual imprensa caminha, de facto, para o abismo, porque os seus potenciais consumidores cansam-se e acabam por a abandonar à sua irreversível decadência.

Sem comentários:

Enviar um comentário