sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Que faena mais triste!


A imagem acima de um touro morto na praça da Nazaré, e de cujo sofrimento derradeiro existe elucidativo vídeo no youtube, substitui milhentas palavras sobre todas as razões, porque o espetáculo tauromáticos é uma barbárie a extirpar dos nossos usos e costumes, opondo uma minoria ruidosa e profundamente reacionária da ampla maioria, que condena a violência praticada contra os animais.
Faz, pois, todo o sentido a reação do ex-embaixador Seixas da Costa ao lamentável episódio liderado por Carlos César e secundado por alguns deputados socialistas - Helena Roseta, Jorge Lacão, Ascenso Simões, João Paulo Correia, Luís Testa, Pedro Carmo e Sérgio Sousa Pinto  - em que visam diretamente a ministra Graça Fonseca pela sua mais do que justificada defesa do princípio da discriminação negativa das touradas em matéria fiscal. Está a tratar-se de facto de uma faena muito triste!
Nenhum desses deputados é novato em questões políticas para se armarem em virgens inocentes quanto ao óbvio aproveitamento das direitas em relação a tal iniciativa. Terão adormecido tranquilos quanto a terem-se convertido nos idiotas úteis de quem deveriam sempre considerar seus inimigos?
Hoje em dia as touradas distinguem não só as pessoas civilizadas dos trogloditas, que se comprazem com o sofrimento animal, mas também as esquerdas defensoras da progressividade dos valores sociológicos, das direitas, que os tendem congelar num passado em que se sentem ideologicamente melhor enquadradas.
A incompetência de César foi tal que António Costa viu-se obrigado a vir recordar-lhe em frente às câmaras de televisão que, em matérias fiscais, não há legitimidade para a liberdade de voto de quem quer que seja. O que coloca os taurófilos do grupo parlamentar na possível alçada do Conselho de Jurisdição, que averigua e sanciona as faltas graves cometidas contra o interesse do Partido.
Há já algum tempo que sinto reservas quanto à atuação do  antigo presidente regional dos Açores como líder parlamentar do Partido para que pago quotas há mais de trinta anos. Foram diversas as ocasiões em que César manifestou incómodo por ter de conviver com a maioria parlamentar, que apoia o governo, preferindo-lhe outras (más) companhias. Mas não me sentira até agora tão revoltado com a sua forma de «defender» (?) a atual solução política como a que agora decidiu encabeçar, causando um injustificado embaraço ao Primeiro-Ministro e à Ministra da Cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário