quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Locutoras, poetas tontos e velhos mesmo velhos


1 - Na RTP a locutora (quem se comporta como ela, de há muito, nos vem habituando, não merece nome de jornalista!) Cristina Esteves fez uma reportagem a enfatizar o facto de três congressistas californianos eleitos nesta terça-feira serem lusodescendentes, como se daí viesse algum mérito ou vantagem para o nosso país.
Há gente que cuida da sua identidade nacional como Narcisos sempre a olharem para o espelho e a acharem quão bem lhes ficam os trapinhos. Na realidade os tais três congressistas, dois pró-Trump e o outro, que concorreu pelos democratas, apenas se preocuparão com os seus interesses pessoais, partidários e dos respetivos eleitores, de pouco se importando sobre quem vive nos sítios donde provieram os respetivos avós.
2 - O excelente, mas tonto, poeta de Águeda  decidiu sacudir o anonimato em que vai caindo com crescente frequência e encontrou na contestação à política do governo a respeito das touradas um bom argumento para se fazer lembrado. É claro que as televisões agarraram a oportunidade para, dando-lhe injustificado tempo de antena, aproveitarem para disparar contra a nova ministra da Cultura.
Vale uma aposta em como a resposta de Vital Moreira ao tão incensado texto não merecerá a mesma relevância mediática? Os media, a soldo dos que vivem obcecados em encontrarem motivos para porem em causa a maioria parlamentar, são muito seletivos quanto ao que lhes interessa negociar.
3 - Na entrevista à RTP o deputado do PAN conotou a posição pró-tourada do poeta com a idade avançada, que explicaria o enquistamento em valores culturais e civilizacionais de uma outra época.
Concordo com André Silva e até acrescento um reparo complementar: em relação à barbárie taurina só velhos a podem defender. E essa velhice nem sempre coincide com o que parece indicar o cartão de cidadão.

Sem comentários:

Enviar um comentário