segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O Preço que temos de pagar

Há uns anos passou nos cinemas o excelente documentário «Inside Job», onde se explicavam as causas, que tinham conduzido à crise financeira de 2007.
Agora está quase a estrear-se em França um outro intitulado «O Preço a Pagar» do canadiano Harold Crooks, que denuncia os esforços diários das multinacionais e dos milionários para se eximirem às obrigações fiscais.
Tendo ainda bem presente o caso dos contratos secretos firmados com multinacionais pelos governos liderados por Juncker no Luxemburgo, podemos constatar como a tentação é grande para que os Estados compitam entre si para assegurarem a atração dos capitais internacionais.
O resultado poderá ser dramático, porque tal concorrência poderá levar a, mais tarde ou mais cedo, a tornar inevitável o fim dos impostos sobre as empresas.
E, se os endinheirados ficarem isentos de impostos, como se poderão obrigar os cidadãos comuns a substituírem-se àqueles no fornecimento ao Estado das verbas necessárias ao financiamento das suas atividades?
Será uma questão de sensatez, que os Estados e os seus representantes coincidam numa estratégia, que ponha fim aos paraísos fiscais mais ou menos camuflados e garanta uma efetiva equidade contributiva a nível global. 

Sem comentários:

Enviar um comentário