domingo, 19 de maio de 2019

A oportunidade para acabar de uma vez por todas com as comendas


Nos últimos anos da atividade profissional assisti ao colapso de um dos grandes mitos das décadas anteriores: o de sermos bafejados pela «sorte» de contarmos com gestores geniais, que conseguiam transformar em ouro tudo quanto tocavam. Os subsídios europeus eram fartos e os mais espertos cuidavam de lhes abocanharem a maior parte, apresentando-se aos compatriotas como eivados de poderes superiores, quase mágicos.
Veja-se o exemplo de João Rendeiro, que viu o seu Banco Privado Português falir na semana de apresentação de uma hagiografia, ironicamente, intitulada «Um Toque de Midas». E já tinham empalidecido as auréolas por cima das augustas cabeças de Jardim Gonçalves ou de Paulo Teixeira Pinto ao envolverem-se na guerra pela liderança do BCP. Ou começavam a estranhar-se as opções de Zeinal Bava ou Henrique Granadeiro nessa joia da coroa, que era a PT. Só faltava a família Espírito Santo revelar-se no seu engenho, que era também o de Horácio Roque, poupado pela oportuna morte para se livrar da anunciada bancarrota.
Vivia-se o tempo em que Joe Berardo era admirado pela sua inverosímil história: enriquecera nas minas da África do Sul e aterrara em Lisboa para dar a conhecer a prodigiosa coleção de arte moderna iniciada com a colaboração de Francisco Capelo nos anos noventa. Sabíamo-lo pouco dado à etiqueta, mas aceitávamo-lo no lote dos fazedores de dinheiro, que as capas da «Exame», e de outras publicações económicas, convertiam em ícones, depois replicados como tal nas revistas cor-de-rosa.
Bastava pertencer a essa elite endinheirada para que os presidentes da República lhes multiplicassem as comendas. Como lembrava Manuel Carvalho no «Público» de ontem, regressávamos aos tempos de Almeida Garrett, quando se caricaturava o gosto dos governantes pelas condecorações e atribuições de títulos com a célebre frase “Foge cão que te fazem barão. Para onde, se me fazem visconde?”
Nos 45 anos de Democracia cinco presidentes atribuíram quase dez mil comendas. E isso é algo que importa mudar, porque em nada dão proveito ao povo, apenas servindo para dar satisfação ao narcisismo dos contemplados. Que, como se tem visto, depressa tendem a revelar a venalidade dos comportamentos privados, na antítese das suas muito propaladas virtudes públicas.
A exemplo de outras instituições obsoletas - as touradas, as peregrinações a Fátima, as claques de futebol, os cultos evangélicos - a atribuição de comendas deveria ser abolida. O Tempo, que Yourcenar definiu como grande arquiteto, é também o melhor filtro para definir quem é, ou não, merecedor do duradouro respeito das gerações vindouras. É que, de facto, quase todos os comendadores usufruem da fátua vaidade de se julgarem acima daqueles que lhes são iguais, se não mesmo muito superiores em merecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário