sábado, 28 de dezembro de 2019

A saúde materna, a que se degrada no CDS e a defesa do bem comum


1. Esta foi a semana em que houve algum alarme público sobre o índice da mortalidade materna nestes últimos anos explicada pela idade mais tardia a que as mulheres têm filhos ou  nelas existirem desaconselháveis quadros clínicos - mormente oncológicos - em que o pior acaba por acontecer.
O que quase ninguém abordou foi outra conclusão retirada do mesmo Relatório da Direção Geral da Saúde: os casos em que a mãe morre devido às complicações inerentes ao parto são 4,5 vezes superior nos hospitais privados comparativamente com os hospitais públicos. Ou seja enquanto o risco nestes últimos é de 12,4 por cada 100 mil partos, naqueles essa probabilidade sobe para 56,6. E nem sequer se leva em conta que são frequentes as transferências de parturientes em dificuldades dos hospitais privados para os públicos, reconhecidamente mais preparados para lidarem com os casos mais complicados.
2. Estão entretanto conhecidos os candidatos à liderança do CDS no próximo Congresso e todos coincidem numa viragem ainda mais à direita de um partido, que não justifica o Centro do seu nome original, porque está bastante mais próximo da agenda da extrema-direita. Nuno Melo, cujas simpatias pelo Vox espanhol foram plenamente assumidas, poderá sentir-se mais confortado com uma liderança com ele coincidente nas opiniões ultraconservadoras.
Quem olha para essa circunstância a partir de fora, o grupúsculo mais próximo da condição de partido na Assembleia da República, nada parece ter aprendido com os vizinhos aqui do lado: foi precisamente quando se quis aproximar do Vox, que o PP de Pablo Casado conheceu queda significativa nos apoios do eleitorado. Por este andar e a repetir-se a regra, o táxi tenderá a ter lugares a mais para os deputados futuramente eleitos por esta entidade política à beira da extinção..
3. Um dos ministros que mais aprecio no atual elenco governativo é o do Ambiente e da Transição Energética.  Agora, sem se deixar intimidar por quantos procuram obstar à exploração de um dos mais prometedores recursos naturais do país - o lítio - Matos Fernandes anunciou para breve esse início de atividade ao mesmo tempo que já traçou as linhas vermelhas para a negociata preparada pela EDP com a venda de seis das barragens do Nordeste do país.
Demonstrando a prioridade conferida à defesa dos interesses do país, fez depender a aprovação dessa pretensão com o obrigatório registo fiscal dos compradores no nosso país, garantindo-se as receitas que eles deverão propiciar aos cofres do Estado. E assim se governa de acordo com o que deve ser o interesse público.

Sem comentários:

Enviar um comentário