sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Somos todos gente bastante bastarda!


Na caixa de comentários do texto «A Segurança Social e os imigrantes que para ela contribuem” surgiu um excelente texto de Jaime Santos que, com a devida vénia, aqui transcrevo, aceitando ao mesmo tempo a crítica quanto a ser contraproducente a qualificação de estúpidos aos que reagem por medo do que o futuro lhes possa trazer:
É verdade, Jorge Rocha, a imigração tem uma contribuição positiva para a Economia e têm-na seguramente para o saldo populacional de um País a envelhecer a olhos vistos, mau grado as teorias da conspiração sobre a 'grande substituição' dos brancos cristãos por pessoas de outros grupos étnicos e/ou credos (sobretudo muçulmanos).
Num País conquistado sucessivamente por celtas, romanos (gente de pele tisnada, note-se), visigodos, mouros (berberes) e onde, na cidade de Lisboa na idade do ouro do Império Português, uma boa parte da população era negra (escrava, claro, leiam o Nicolau Clenardo) ou judia, para onde pensam que esse sangue todo foi? Corre-nos nas veias, bem entendido. Por isso, tuguinhas, não sejam ridículos com essa do Poder Branco... Somos todos gente bastante bastarda...
Isto dito, chamar estúpido a quem tem medo do futuro parece-me contraproducente. Existe uma diferença entre aqueles que acicatam o ódio, e para quem a classificação de deplorável é demasiado branda, e todo um conjunto de pessoas que se limitam a temer um mundo em franca mudança, porque não dispõem dos instrumentos (educação, formação técnica, conhecimentos) para lidar com ele.
O tribalismo é, infelizmente, o padrão que está escrito nos nossos genes e o cosmopolitismo é um valor que tem que ser ensinado. O que me dá alguma esperança é que é mais fácil encontrar alguém com profundo sentido de justiça entre aqueles com formação básica do que os que têm formação superior. É para esse sentido de Equidade que a Esquerda deve apelar, dizendo por exemplo, que se há País que beneficiou com a recepção que os seus emigrantes receberam noutras partes, esse País é Portugal, pelo que é pouco inteligente, para além de francamente hipócrita, atacar quem nos procura.
E se nos responderem que com os Portugueses nunca haverá problema, porque são brancos e cristãos, a réplica deverá naturalmente ser que, quem assim fala, além da dita hipocrisia e da consequente xenofobia, seguramente que nunca foi emigrante, porque saberia que além do racismo entre brancos ser moeda corrente (pude testemunhar pessoalmente isso), as comunidades portuguesas em Países com maiorias de outras etnias, como Angola, África do Sul, Brasil, Venezuela, são consideráveis..." 

Sem comentários:

Enviar um comentário