domingo, 30 de setembro de 2018

Juízes, administradores, televisões e (como não podia deixar de ser) Marcelo!


1. Convenhamos que é grande a expetativa sobre as decisões a serem tomadas pelo juiz Ivo Rosa relativamente às peças entregues pelo Ministério Público para justificar as acusações aos arguidos da Operação Marquês. Mas se  alguns encaram a situação com a curiosidade académica de quem assiste de bancada a uma disputa com grandes motivos de interesse há quem ande particularmente nervoso por arriscar-se a ver esboroada a urdidura construída nos últimos anos com objetivos claramente políticos.

Imagine-se que, replicando o que já decidiu noutros casos, o juiz manda arquivar o caso por terem existido tantas violações dos procuradores em relação aos direitos de quem caíra na sua teia de suspeição, que outra alternativa não lhe merece crédito? Será ruidoso o vendaval, que as direitas “comentadeiras” tratarão de criar para que, no mínimo, ilibados pela Justiça, os arguidos nunca mais se livrem do opróbrio coletivo...
2. Embora tenha o cargo seguro por frágeis cordéis, a presidente do Conselho de Administração de Serralves  conseguiu que alguns desses comentadeiros  direitistas - mormente Miguel Sousa Tavares - viessem em seu socorro dando-lhe razão no caso de censura às obras de Robert Mapplethorpe. Ao trânsfuga da SIC e a Pacheco Pereira gostaria que perguntassem o que acham de, nos últimos dois anos, seis diretores de topo da instituição terem-se demitido por discordâncias com Ana Pinho e nem sequer tenham sido substituídos.
O que se foi sabendo ao longo da semana é que a ainda presidenta de Serralves tem um feitiozinho de ditadora, que poucos se dispõem a suportar. E os resultados estão á vista: abordada na imprensa nacional e estrangeira, a Fundação de Serralves perde o prestígio de uma marca cultural, que já foi admirada no âmbito internacional, e anda agora a transformar-se num caso anedótico...
3. Está, igualmente, na ordem do dia a indignação pública com o comportamento dos juízes chamados a julgar casos de violação. Só entre 2010 e 2016, foram 176 os criminosos mandados em liberdade condicional, apesar de comprovados os seus atos bárbaros. Houve quem perguntasse aos dois juízes se tomariam a mesma decisão se a violada fosse seu próximo familiar. A resposta adivinha-se qual seria, se tivessem um mínimo de honestidade para a emitirem.
4. Na comunicação social há boas e más notícias: que a RTP tenha acabado com esse vómito em forma de programa, que Fátima Campos Ferreira apresentava com a sua indissociável histeria, só nos pode congratular por se tratar de elementar medida de higiene audiovisual. Mas que, em contraponto, Judite de Sousa regresse à RTP ou Manuela Moura Guedes assombre as noites das segundas-feiras  na SIC só nos pode indignar. Todas as três criaturas só mereciam juntar-se ao Mário Crespo na forçada reforma para que foi empurrado.
5. Para os meus camaradas socialistas, que se entusiasmaram apressadamente com a joelhada aplicada por Marcelo a Cavaco, sugiro que atentem no discurso de endeusamento do antecessor, que proferiu nas novas instalações da Universidade Nova.
Ciente de que não pode hostilizar as direitas, sua base política de apoio, Marcelo ora dá um sopapo, ora logo se arrepende. E, quando isso sucede até se disponibiliza a medalhar Passos Coelho como se ele tivesse produzido excelentes políticas para os portugueses. Se existiram compatriotas beneficiados pelas decisões do primeiro-ministro anterior, o prejuízo causado na sua grande maioria, só justificaria que Marcelo nem sequer ponderasse na hipótese quanto mais a transmitisse ao próprio. Que, em inesperado rasgo de lucidez, a recusou!

Sem comentários:

Enviar um comentário