sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Sem desculpas para o respeito pelos animais


Nos últimos dias  sucederam-se notícias de crimes revoltantes contra animais: uma manada de elefantes foi exterminada no Botswana, um tigre desmaiou e sofreu convulsões num circo russo e um touro foi morto à punhalada em Reguengos de Monsaraz. Não esquecendo os cães e gatos diariamente abandonados por donos, que os condenam a inevitável e trágica morte ao negarem-lhes a proteção, mesmo que relativa, até então usufruída.
Eu sei que há muitos refugiados por cuja defesa não nos deveremos silenciar. E gente em todos os continentes, que vivem miseravelmente, muito aquém do que ditariam os requisitos mínimos de sobrevivência. Mas a proteção dos animais não pode ser descurada a pretexto de prioridades com os seres humanos, elas também de inequívoca urgência. Não pode, porém, haver complacência com os crimes cometidos para alimentarem tráficos hediondos e absurdos ou satisfazerem o sadismo dos que se divertem com o sofrimento dos bichos. 
Sou pois pelo fim das touradas e de todos os «entretenimentos» baseados no desconcerto ou sofrimento de bovinos, e da utilização de animais selvagens em pistas de circo. E quero ver o ativo cumprimento da legislação sobre os maus tratos aos animais, com as polícias a identificar e levar a tribunal os energúmenos, que deles são responsáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário