quarta-feira, 26 de junho de 2019

Uma eloquente resposta antinazi


Ou estive distraído ou a notícia não chegou aos jornais e televisões nacionais embora mereça ser referenciada: em Ostritz, pequena cidade alemã oriental, um festival de rock neonazi foi sabotado de forma inteligente pela ação conjunta das autoridades policiais e da população local. Ficou posta em causa a intenção dos simpatizantes hitlerianos em replicarem a estratégia dos admirados antecessores, que conseguiram chegar ao poder ao som de marchas patrióticas e de muito álcool.
Na sexta-feira a polícia apreendeu 4200 litros de cerveja e outros 200 litros no sábado. Por seu lado os moradores compraram as 200 caixas remanescentes nos supermercados da cidade. Segundo um ativista o plano de boicote ao festival foj organizado com uma semana de antecedência impedindo os neonazis de acederem a bebidas alcoólicas durante o evento. E para darem as «boas vindas» aos forasteiros afixaram cartazes com imagens de excrementos, que proclamaram como sinónimos do tipo de ideias por eles assumido.
O resultado foi eloquente: enquanto no ano passado haviam comparecido 1200 energúmenos, desta feita eles não chegaram a seiscentos.
E tão-só saíram da cidade com o rabo entre as pernas logo ali se iniciou um contra festival tendo a integração dos refugiados e a convivência inter-racial como leitmotiv e cerveja obviamente à descrição.
Muito pudesse ser mais consequente uma proibição efetiva das atividades da extrema-direita há que ponderar se a resposta dada pelos habitantes de Ostritz não terá revelado maior eficácia para o futuro...

Sem comentários:

Enviar um comentário