domingo, 29 de novembro de 2020

Um tripé com garantias de estabilidade

 

O recado foi direitinho para Catarina Martins e para quantos andam por estes dias a sugerir a periclitante estabilidade do governo de António Costa: no discurso final do Congresso, que o reelegeu como secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa não mudou um milímetro na cassete sobre as supostas políticas de direita, implementadas há muito no país com a conivência entre o PS e o PSD, mas comprometeu-se a viabilizar orçamentos e moções de confiança tão-só consiga negociar medidas favoráveis a quem trabalha. O que equivale a dizer a António Costa que, mesmo tendo de fazer orelhas moucas a muito do que os deputados comunistas disserem contra si, poderá sempre contar com o seu apoio conquanto aceda em negociar avanços às conquistas anteriormente garantidas.

Doravante o Bloco de Esquerda pode considerar-se dispensável para quanto for decidido para a retoma económica e a recuperação da qualidade de vida e dos empregos de quem, por ora, sofre algumas das consequências mais gravosas da atual pandemia. Essa irrelevância prejudicará necessariamente o apoio do eleitorado de esquerda, que via o partido tutelado por Francisco Louçã como uma das imprescindíveis componentes do tripé em que assentava a governação. Até porque, atendendo à composição da CDU, esse tripé continuará a ter condições para manter-se estável, distante do tal pântano para o qual tantos gostariam de o ver tombar.

Com um PSD entregue a um Rui Rio, que não se tolhe em disparar continuamente tiros para os próprios pés, com um CDS reduzido à dimensão grupuscular, afinal a mesma a que se condenam o Iniciativa Liberal e o Chega, António Costa pode ocupar inteligentemente o espaço sociológico do centro e do centro-esquerda, deixando ao PCP a possibilidade de se reavivar numa esquerda donde Catarina Martins conseguiu apagar o seu partido. E o cenário internacional que, com Biden na Casa Branca tenderá a minguar as ambições populistas, é o espaço por estas ocupadas nos dois extremos que se anunciam comprometidos...

Sem comentários:

Enviar um comentário