1. A confirmação da vontade da direção do PSD em considerar o Chega seu potencial aliado, tão só se concluam as próximas autárquicas, confirma o que já ,sabíamos de Rui Rio: existe nele a propensão para afastar-se das margens do que é a Democracia, sentindo-se tentado pelas conceções mais extremistas. Confirmou-se isso quando era presidente da Câmara do Porto, e quis replicar o sinistro militar franquista, que asseverava puxar da pistola sempre que ouvia falar de Cultura. As direitas lusas andam a incorrer num rumo parecido ao dos Republicanos norte-americanos: julgam que quanto mais se afastam dos parâmetros habituais e constitucionais melhor apreço colherão dos eleitores. Esperemos que tenham o devido troco!
2. Seria ridícula se não fosse elucidativa da cultura dominante nas mais altas hierarquias da PSP a decisão de pôr em tribunal o autor do cartoon de um jornal por associar alguns dos seus elementos a comportamentos racistas. Em vez de admitir o óbvio - a existência de infiltrados clandestinamente organizados sob a sigla de Movimento Zero -, e a intenção de os identificar e punir com exemplar expulsão, essa hierarquia pretende manter a cabeça na areia e ignorar o que se passa internamente. Preferindo matar o mensageiro a levar a sério o conteúdo da mensagem. Assim sendo não espanta a notícia de alguns dos seus elementos terem assistido à manifestação nazi em frente à SOS Racismo sem cuidarem sequer de identificar quem se comportava à revelia das mais elementares leis democráticas.
3. Se conseguisse traduzir os sonhos em realidades teria Bernie Sanders como presidente dos EUA, Elizabeth Warren como sua vice, Alexandra Ocasio-Cortez a liderar o Congresso e Michael Moore como responsável pela Fox News. Como existe uma enorme diferença entre os meus desejos e a realidade já me contento com Joe Biden e Kamala Harris até reconhecendo que, nas presentes circunstâncias, são a melhor de todas as soluções possíveis. E quero crer que, apesar de não faltarem vozes a preverem nova vitória de Trump ainda haveremos de agradecer ao covid 19 a ajuda que terá dado para correr com ele definitivamente das nossas vidas...
Sem comentários:
Enviar um comentário