segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

A crise da imprensa em Portugal


Nos últimos anos andamos a confrontar-nos com o desmentido de diversos axiomas, que considerávamos inquestionáveis. Trump ou Bolsonaro desmentiram a tese de ser a Democracia o menos mau dos sistemas políticos. Que as economias apostadas em dar a máxima liberdade aos «talentos» dos mercados ficavam mais prósperas e menos desiguais. Ou que a imprensa conseguiria ser o bastião incontornável pelo qual passaria a criação de uma cidadania ativa e informada. Acontece que, à pala da liberdade de imprensa, verdadeiramente só reconhecida quando os donos dos mercados a monopolizam (quem não se lembra da campanha contra Sócrates quando o vieram acusar de querer assumir os comandos da TVI?), a imprensa lusa tem caído num tal descrédito, que vem perdendo audiências no audiovisual e leitores na sua versão escrita.  Daí o ruidoso alerta dos que a consideram moribunda e propõem que nós todos, os contribuintes, que dela nos temos alheado, paguemos-lhe a sobrevivência através de subsídios generosos.
Que não é essa a solução têm-no demonstrado os sucessivos artigos que o Prof. J-M. Nobre Correia tem publicado nos meses mais recentes, nunca deixando de fazer comparações entre as boas práticas da imprensa francófona (no Le Monde ou na televisão pública gaulesa) e as que só se podem lamentar na nossa. O artigo «Inconvenientes de uma conceção», que está no «Público» desta segunda-feira volta a ser de leitura obrigatória como sempre acontece com os textos do autor.
O desespero em agarrarem-se a uma qualquer tábua de salvação levam as direções editoriais dos diversos meios de comunicação social a serem subservientes perante quem sabem serem os seus donos e privilegiando o que julgam ser mais bombástico nem que isso signifique tornarem-se idiotas úteis dos  populistas na estratégia de congregarem apoios nos que, sabendo muito pouco, estão despojados dos argumentos para exercitarem o saudável hábito de questionarem as certezas dos xenófobos e demais ultraconservadores. Não deixando de ser urgente uma imprensa alternativa, capaz de furar o cerco imposto por quantos a querem silencia-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário