terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Aposta feita, derrota certa!

Confesso que não dedico grande atenção aos textos de João Miguel Tavares, mas o facto de aparecerem na última página do «Público» induzem-me a uma leitura na diagonal apenas para aferir as direções tomadas pela forma fanatizada como olha para a realidade. Ora, desta feita, constatei o seu elogio a Mário Centeno e a legitimidade de vir a substituir Carlos Costa enquanto governador do Banco de Portugal.
Momentaneamente ainda julguei que o amigo de Marcelo estivesse a ganhar alguma lucidez depois de conhecer nova desfeita quanto a quem preferira ver à frente do PSD. Claro que, a ilusão durou uns breves instantes, porque logo a seguir salta para outra das suas causas de eleição: a indiscutível competência de Centeno deveria equiparar-se à de Joana Marques Vidal por quem não cessa de verter sentidas lágrimas enternecidas e que, tivesse podido fazê-lo!, obrigaria António Costa a renovar-lhe o mandato.
Eis, exemplarmente demonstrada, uma tática muito comum nos opinadores das direitas: quando há uma verdade contra a qual sabem fútil qualquer esforço em contestar - e mesmo os mais críticos quanto às opções de Centeno não se atrevem a avançar quem poderia competir-lhe no acesso ao previsível cargo! - tratam de lançar a confusão, misturando alhos com bugalhos, como se assim pudessem disfarçar mais uma duradoura adversidade. É que, depois de Passos Coelho renovar a sinecura de Carlos Costa no Banco de Portugal quem se atreverá a abreviar a de Centeno logo ao fim do primeiro mandato?
Se João Miguel Tavares pretendia minguar a dimensão do Ministro das Finanças, justapondo-lhe um inepto paralelismo, os factos a que o associamos falam por si: balança comercial positiva, redução do défice, salvaguarda do sistema bancário ao mesmo tempo que melhoravam os indicadores relativos ao bem estar da população - desde a diminuição do coeficiente de Gini sobre as desigualdades até à redução significativa da taxa de desemprego.
Quanto a Joana Marques Vidal o que sabemos? Além da promoção de uma reiterada propensão para perseguir políticos socialistas poupando os das direitas quer, seja no caso dos submarinos, quer em tudo quanto envolveu a antiga corte cavaquista, há ainda a assacar-lhe o estímulo dado aos subordinados para investigarem em roda livre, recorrendo aos meios mais abjetos (a conivência com as publicações da Cofina) como forma de darem expressão á agenda política hoje personalizada no sr. Ventinhas.
Se o objetivo do Tavares era depreciar Mário Centeno e, ao mesmo tempo, dar uma cotovelada em Lucília Gago, os acontecimentos tendem a dececioná-lo tanto, quanto o ocorrido nos anos mais recentes. Cada aposta feita é derrota certa.

Sem comentários:

Enviar um comentário