sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Das dificuldades de ser prior nesta freguesia


Em tempos tive um encarregado que, muito justamente, se indignava com os reparos de alguns clientes, quando se apressavam a sugerir outras alternativas para o que lhes era dado como obras concluídas e coincidentes com quanto constava do respetivo contrato.
- Engenheiros de obras feitas são fáceis de encontrar! Mais difíceis os das obras por fazer!
E, de facto, mesmo anuindo com as sugestões desses clientes a posteriori - quase sempre constatei ser falsa a tese de terem alguma razão! - tinha de, concluída a reunião de entrega da obra, convir com esse colaborador, que havia pertinência do que desabafava. Esse é um dos malefícios do ser-se português: podem-se fazer maravilhas, que poucos as reconhecem, não faltando bitaiteiros, quando a chico-espertice os leva a darem-se ares!
É isso que se passa atualmente na política portuguesa: o governo de António Costa vai produzindo resultados melhores do que os expectáveis - o mais recente foi o do crescimento do PIB em 2019! - mas quem se lhe opõe, à esquerda ou à direita, nada diz em seu abono, finge não os ver, fecha as orelhas para os não ouvir, e procura novos argumentos com que possa exercer o ofício da maledicência. E aí coincide com outra característica da arte de ser português: a de, pior do que não fazer, é pretender impedir que se o faça. Nesse sentido encontramos sempre matéria para o demonstrar: quer-se construir um aeroporto viável para aligeirar o de Lisboa, que está a estoirar pelas costuras, e levantam-se dificuldades só recenseadas, quando a decisão para a obra avançar se tomou. Garantem-se uns milhões de fundos europeus para melhorar a utilização do metropolitano e criam-se coligações negativas inconstitucionais para a travar. Pretende-se dar a liberdade de morrer dignamente a quem carece de apoio para pôr fim ao sofrimento e logo surgem os que querem impor aos demais os preconceitos, que apenas seus são.
Às vezes não é fácil ser prior nesta freguesia...

Sem comentários:

Enviar um comentário