sábado, 22 de fevereiro de 2020

O nunca por demais denunciado sofrimento infantil


Pode-se escolher esta, mas não faltam outras imagens de crianças a quem são impostas provações, que nunca poderão compreender. Por exemplo as que padecem. por estes dias, as que acompanham os pais na fuga desordenada ditada pelos bombardeamentos do exército de Bashar el Assad ao último recanto de território, que lhe falta conquistar. Há imenso sofrimento infantil por esse mundo e os foto-repórteres vão testemunhando-o sem grande esperança de motivarem os gestos internacionais que os debelassem.
A miúda da foto ao lado trabalha numa mina de carvão na Índia onde, com os colegas - alguns deles com apenas quatro anos! -, carregam cestas ladeira acima até ao topo da colina onde acumulam a montanha de mineral, que os camiões virão buscar. O peso que transportam em cada trajeto é quase o do próprio corpo e nenhuma delas usufruirá dos direitos fundamentais, que lhes deveriam ser reconhecidos, a começar pela saúde e educação. E isso num país onde se albergam algumas das maiores fortunas do mundo e que ambiciona rivalizar com a China no assalto à condição de superpotência rival dos EUA.
A expressão da miúda vale por mil palavras, que utilizássemos para exprimir a nossa indignação com a abjeta injustiça de que é alvo! 

Sem comentários:

Enviar um comentário